terça-feira, 2 de abril de 2013
0 comentários

Dia Mundial de Conscientização do Autismo - 2/abril

terça-feira, abril 02, 2013

Saiba mais sobre autismo:

Com o tema “Políticas Públicas para Atendimento da Pessoa com Autismo e o Direito da Pessoa com Deficiência”, a nova edição do projeto Deficiência em Debate, da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, por meio da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, acontece nesta terça-feira, dia 2, das 8h às 18h, no auditório Phoenix, da Universidade Fumec (rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro). O evento tem o apoio da Associação de Pais e Amigos do Centro de Reabilitação e Instituto Superação, associações que têm como objetivo a defesa dos direitos, orientação às famílias e qualificação para o cuidado e atendimento de pessoas com autismo.

A data marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neuro desenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social, com a presença de alterações sensoriais que podem levar a dificuldades na percepção e na capacidade motora. A pessoa com autismo muitas vezes apresenta comportamentos como isolamento, falta de interação social, dificuldades de linguagem, comportamentos inadequados e movimentos repetitivos. A gravidade e os sintomas variam de um indivíduo para outro e o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Os tratamentos reconhecidos com maior eficácia são as intervenções comportamentais, psicoeducacionais, a orientação familiar e o eventual uso de medicamentos. O ideal é que uma equipe multidisciplinar avalie e proponha um programa de intervenção.

O evento terá a participação de Romeu Kazumi Sassaki, tradutor oficial da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007), especialista em aconselhamento, avaliação laboral, treinamento e colocação profissional de pessoas com deficiência, que discorrerá sobre políticas públicas para atendimento às pessoas com TEA e o direito da pessoa com deficiência. Walter Camargos, psiquiatra, mestre em Ciências da Saúde e interlocutor em psiquiatria infantil do Hospital João Paulo II, abordará o diagnóstico precoce do TEA, sinais de alerta e a importância da intervenção imediata. Maria de Fátima Mota Knüpfer, psicóloga e mãe de uma criança autista e a equipe complementar de Saúde Mental de Venda Nova, da Secretaria Municipal de Saúde traçarão um panorama sobre as atuais abordagens terapêuticas. Também no âmbito municipal, Fátima Félix de Oliveira, da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência, mediará um debate sobre os desafios das políticas públicas e ações integradas para pessoa com TEA.

Importância
A secretária municipal adjunta de Direitos de Cidadania, Sílvia Helena Rocha Rabelo, ressalta a importância de discussões sobre o tema e das palestras com profissionais e especialistas. “É primordial a sensibilização sobre a necessidade de acolhimento dos autistas e suas famílias no enfrentamento à discriminação e às ideias distorcidas sobre o assunto. Ações como essa reforçam a importância do envolvimento da sociedade e do poder público diante de uma perspectiva de inclusão”, comentou.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a Coordenadoria de Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência por meio dos telefones: 3277-4105 e 3277-6949 ou pelo e-mail cdppdbh@pbh.gov.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores. Não aceitamos textos ofensivos, com caráter comercial, termos chulos ou que façam propaganda de candidatos. Quer sugerir alguma reportagem utilize o formulário #você escreve!

 
Alternar Rodapé
Topo